Seção de atalhos e links de acessibilidade

Festival de Cultura Chapadense começa nesta sexta-feira em João Carro

Programação inclui palestras, oficinas, feira, cinema e apresentações musicais em celebração à identidade cultural local

Publicado em: 12 de Setembro de 2025


Data: 12 de Setembro de 2025


A comunidade João Carro recebe, nesta sexta-feira (12), a abertura do 1º Festival de Cultura Chapadense, um evento que reúne artistas, educadores, mestres populares e moradores em torno da valorização da identidade cultural da região.

A programação inicial acontece na Escola Municipal Jacondino Bezerra e se estenderá ao longo de setembro em diferentes comunidades do município, com encerramento no dia 27, no centro de Chapada dos Guimarães.

Com acesso pela balsa após o Distrito de Água Fria, João Carro se prepara para um dia repleto de atividades culturais e educativas.

Programação do primeiro dia

O festival teve início às 8h com a palestra “Manejar a Terra para Cultivar Água”, ministrada pela pesquisadora Suzy Mara Klemp. Na sequência, foram realizadas oficinas de Siriri e Samba de Roda, feira de livros e mudas, contação de histórias e a primeira etapa do Concurso de Poesia Ricardo Guilherme Dicke.

À noite, a programação contempla a Mostra de Filmes Curta a Chapada, a apresentação do grupo Elementares do Quilombo, a abertura do Concurso de Música John Eloy e show do artista Caju, compositor, rabequeiro e sonoplasta reconhecido no cenário cultural mato-grossense.

Resgate da memória cultural

“Este festival já nasce com a força da memória cultural da Chapada. Antes mesmo de começar, ele já cumpre a missão de resgatar nomes importantes como Ricardo Guilherme Dicke e John Eloy, que marcaram a literatura e a música de Mato Grosso”, destacou o cineasta doutor Luiz Borges, CEO da Primeiro Plano, empresa realizadora do festival e presidente da OCA (Organização Comunitária da Aldeia), apoiadora local do evento.

Realização e apoio

O Festival de Cultura Chapadense é uma realização da Primeiro Plano, contemplada pelo Chamamento 03/2024 – PNAB, e conta com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, Secretaria Municipal de Cultura, Horto Florestal de Chapada, Conselho Municipal de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, além de parceiros da iniciativa privada.

Próximas etapas

Após João Carro, o festival seguirá pelas comunidades de Água Fria, São Sebastião e Aldeia Velha, culminando no dia 27 de setembro, em Chapada dos Guimarães, com shows, saraus e as grandes finais dos concursos de música e poesia.