Conheça os candidatos e locais de votação para eleição do Conselho Tutelar
Data: 27 de Setembro de 2023
Autor: Wallmir Santana - Ascom/PMCG
Neste domingo, 1º de outubro, acontecerá em todo o Brasil a eleição dos membros dos Conselhos Tutelares. Cada conselho organizou o seu processo de votação. Em Chapada dos Guimarães, por exemplo, são 13 candidatos, dos quais cinco serão eleitos.
A eleição ocorrerá a partir das 8 horas. Veja abaixo onde serão os locais de votação em Chapada dos Guimarães.
- Eleitores das escolas Thermozina de Siqueira, Tales de Mileto e Abinel de Freitas Pereira votarão na Escola Estadual Cel. Rafael de Siqueira (Centro);
- Eleitores das escolas Monteiro Lobato, Maria Luiza, Rio da Casca e Mata Grande votarão na Escola Estadual Ana Tereza Albernaz (Bairro São Sebastião);
- Eleitores da escolas Vereador Benedito Alves Pedroso (Varginha) e São José (Água Fria) votarão na Escola Municipal Elba Xavier Ferreira (Água Fria);
- Eleitores da Escola Estadual Reunidas Cachoeira Rica votarão na Escola Municipal Jacondino Bezerra (João Carro);
- Eleitores das escolas Córrego do Campo (Praia Rica) e Rural J.J (Praia Rica) votarão na Escola Municipal Irene Ferreira (Praia Rica);
- Eleitores da Jangada Roncador votarão na Escola Estadual Santa Helena.
Estão aptos a votar os eleitores inscritos até o dia 3 de julho de 2023. O eleitor maior de 16 anos, cujo título eleitoral esteja regular, poderá votar e deverá comparecer ao local de votação munido de documento oficial de identificação, com foto, título de eleitor e demais documentos solicitados pelo Conselho Tutelar de sua cidade. O voto é facultativo e secreto.
Conheça os candidatos e seus respectivos números:
ELMA VARGAS - 72
BELYS SIQUEIRA - 64
DOM CARVALHO - 59
GLAUCILENE SILVA - 74
JÉSSICA RAMOS - 57
JOSIMAR FERNANDES - 41
LEICY MEDEIRO - 68
LEILIANE AMORIM - 26
MYLENE PACHECO - 76
RAFAEL SANTOS - 32
SILVANETE DE JESUS - 25
TAMIRIS BAEZ - 58
THAYS ARAÚJO - 48
Missão dos Conselhos Tutelares
É missão do Conselho Tutelar fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como o direito à educação, o acesso à saúde, o direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação.
A eleição dos membros do Conselho Tutelar está prevista no art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A escolha dos membros é estabelecida em lei municipal e realizada sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público.
As datas das eleições para escolha dos conselheiros tutelares em todo o país foram unificadas em 2015, passando a ocorrer sempre no ano seguinte às eleições presidenciais.
Dúvidas sobre o processo de eleição dos conselheiros devem ser esclarecidas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.
Para outras informações ligue para o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), (65) 99910-2808.