GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Quinta, 02 Dezembro 2021 12:58

“Chapada vai celebrar a vida”, manifesta prefeito que é favorável às festividades de final de ano

WhatsApp Image 2021 12 02 at 09.20.37WALLMIR SANTANA - ASCOM/PMCG

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, declarou nesta quinta-feira (2) ser favorável à realização das festividades de final de ano. Segundo ele, Chapada vai celebrar a vida, com responsabilidade, segurança e prevenção. O gestor anunciou que o município se prepara para o lançamento da programação das festividades natalinas e de final de ano.

A programação do Réveillon deverá ser anunciada à imprensa e a população na próxima semana.

Em Carta Aberta, apresentada durante coletiva de imprensa, o prefeito diz que com respaldo em decretos e protocolos sanitários vigentes nesse período o município seguira monitorando a orientação dos órgãos sanitários, e em caso contrário, tomará medidas necessárias para resguardar a vida.

“O nosso município de Chapada dos Guimarães, segue com um bom desempenho na vacinação contra a Covid-19, com a logística de enfrentamento montada pela Prefeitura Municipal por toda equipe e os esforços dos profissionais e participação e colaboração da população alcançamos um resultado com aproximadamente 90% da população vacinável imunizada”, diz trecho da carta.

“A própria redução de casos, internações e mortes refletem a segurança oferecida pela imunização alcançada no município. Vale informar que a Secretaria de Estado de Saúde – SES responsável pelas orientações sobre Covid – 19 no Estado e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde o inicio da pandemia covid -19 e recentemente pela variante OMICRON que se trata de um novo coronavírus tenho orientado as medidas para resguardar de todos nós brasileiros, como sempre com muita preocupação com a letalidade de cada nova ocorrência e neste último caso informar que não é uma variante de desespero para o “Medo ou achismo”, o imaginável, porque o Sistema Nacional de Saúde e toda rede é capaz de dar uma resposta as ocorrências de variações do coronavírus”, diz outro trecho da carta do prefeito Osmar Froner.

Segundo o prefeito, “o município não recebeu de órgãos federais e estaduais orientações sobre medidas para se chegar ao Lockdown que seria em base de “medo” promover o fechamento de praticamente tudo na cidade de Chapada dos Guimarães: comércios como bares, lanchonetes, pousadas, hotéis, eventos privados, materiais de construção e outros não essenciais, missas, culto, atividades esportivas em locais livres e academia, casamentos, aniversários e outros tipos de festinhas e apenas mantendo serviços essenciais como apenas alimentícios (mercados de gênero alimentícios), medicamentos (farmácias), combustíveis (postos de gasolina), Saúde (UPA, Clinicas de Saúde)”.

Osmar destacou que cabe ao gestor a análise para manter a rotina da população e que o gestor não pode administrar com “medo e achismo”. Neste sentido, por meio do Decreto Municipal nº111/2021, que será publicado nesta sexta-feira (3) irá manter o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados, e em espaço públicos ou privados, mas descartando medidas que caracterizam Lockdown na cidade.

Dados da Covid-19

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 15 dias foi registrado apenas (1) uma nova confirmação de caso de coronavírus na cidade. Apenas uma pessoa está em isolamento domiciliar e não há internações. Nenhuma pessoa está aguardando resultado de exames.

A classificação de risco do município, segundo o Decreto Estadual nº 874, de 25 de Março de 2021, é baixo (verde).

Balanço da vacinação contra a Covid-19

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, a população vacinável do município de Chapada dos Guimarães, de 12 anos ou mais, é de 16.806 pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde já vacinou 17.371 pessoas com a 1ª Dose (103,36%) e 13.384 pessoas com a 2ª Dose ( 79,63%).

Nesta semana, até sexta-feira (03) é esperado 1.800 pessoas para realização da 2ª dose, podendo atingir um total de 90% de pessoas que já terão recebido a 2º dose das vacinas.

Endereço:

Rua: Tiradentes, n°. 166, Centro, Cep: 78.195-000