GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

GWS Icone Youtube TOPOGWS Icone Localizacao TOPOGWS Icone Youtube TOPO BlueGWS Icone Mail TOPO Blue GWS Icone Mail TOPO Blue GWS Icone Flick TOPO
Segunda, 20 Setembro 2021 11:16

Chapada vacina jovens com comorbidades e oferece vacina de reforço aos idosos

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo calendário de vacinação contra Covid-19.

Na próxima sexta-feira (24) será ofertada à população a dose de reforço (terceira dose) dos imunizantes para idosos acima de 70 anos que tenham recebido a segunda dose da vacina contra Covid-19 até o mês de março.

Além disso, no mesmo dia, jovens com idade entre 12 e 17 anos, com deficiência permanente ou comorbidades, receberão a primeira dose. Esse grupo deverá apresentar um laudo da comorbidade.

Pessoas maiores de 18 anos que perderam a data da primeira ou a segunda dose poderão se vacinar neste dia.

Outro grupo que será atendido na sexta, são pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham recebido a última dose há pelo menos 28 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com alto grau de imunossupressão são:

I - Imunodeficiência primária grave

II - Quimioterapia para câncer

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1)

VII - Pacientes em hemodiálise

VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 4.6.3.

Para receber a vacina é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência de Chapada dos Guimarães, cartão do SUS (atualizado), e Cartão de Vacina.

As mulheres serão atendidas das 8h às 11h, e os homens das 11h às 14h, na sala fixa do Centro de Especialidades Médicas (CEM), atrás da UPA.

Já os moradores da zona rural poderão se vacinar na unidade de saúde mais próxima da sua residência, conforme planejamento local.

Vacina Solidária

Ao se vacinar, se puder, doe 1kg de alimento não perecível e ajude quem mais precisa.

Endereço:

Rua: Tiradentes, n°. 166, Centro, Cep: 78.195-000