Seção de atalhos e links de acessibilidade

Projeto de Restauro da Igreja Santuário de Sant'Ana do Sacramento Recebe Impulso Federal

Publicado em: 12 de Abril de 2024

Data: 12 de Abril de 2024

Autor da Foto: Lenia Freitas

Na última quarta-feira (10), o Secretário Municipal de Planejamento e Orçamento, Aislan Galvão, seguindo as diretrizes do Prefeito Osmar Froner, reuniu-se com o Padre Matheus Fernandes no Santuário de Sant’Ana, para compartilhar a notícia: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou os resultados de um chamamento público como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (Novo PAC).

Mais de 100 novos projetos foram selecionados neste chamamento público, visando à preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, tanto material quanto imaterial. O projeto de restauração da Igreja Santuário de Sant'Ana do Sacramento foi um dos selecionados, recebendo um financiamento significativo de R$ 480.000,00 para o desenvolvimento de projetos de engenharia voltados ao seu restauro.

O Padre Mateus Fernandes expressou seu entusiasmo diante da notícia: “Este é um momento singular para a Igreja e a comunidade, permitindo-nos apresentar as necessidades do Santuário de Sant’Ana e planejar as reformas necessárias para melhor servir tanto os fiéis locais quanto os mais de 5 mil visitantes que recebemos mensalmente.”

Durante a reunião, foram abordadas diversas necessidades de restauração, abrangendo desde a estrutura do telhado, portas e janelas, até o piso, climatização, rede elétrica, segurança e a padronização do museu. Além disso, o projeto contempla a reforma do Centro Catequético, melhorias em acessibilidade e outras infraestruturas essenciais.

Aislan Galvão enfatizou o apoio crucial da Superintendência do IPHAN no Mato Grosso, que desempenhou um papel fundamental na elaboração e encaminhamento do projeto. Este anúncio representa um avanço significativo para a preservação do patrimônio histórico e cultural de uma das igrejas mais emblemáticas da região, assegurando que seu legado seja preservado e valorizado pelas gerações futuras.