Sexta, 13 Setembro 2019 08:11

A Prefeita Thelma de Oliveira, decreta situação de emergência no Município de Chapada dos Guimarães

WhatsApp Image 2019 09 13 at 09.11.06Foi Decretado situação de emergência nesta tarde (12), nas áreas do Município de Chapada dos Guimarães - MT, afetadas pela seca e incêndios nos parques, áreas de proteção ambiental e áreas de proteção permanente nacionais, estaduais e municipais tipificado pelo COBRADE- Codificação Brasileira de Desastres.

Devido a quantidade de focos de incêndios constatados na zona rural e zona de expansão urbana do Município, segundo levantamento realizado pela Defesa Civil, ICMBIO e servidores públicos municipais e sindicato rural, à intensificação e aumento considerável dos incêndios, houve significativo impacto aos grandes e pequenos produtores rurais, com a perda da lavoura, danificação do solo, morte de semoventes, causando danos às propriedades.

Os incêndios provocaram uma grande concentração de monóxido de carbono na atmosfera, prejudicando a saúde da população, elevando significativamente o número atendimento médico e dispensação de medicamentos nos postos de atendimentos da cidade.

Foram despendidos todos os esforços e ações até a presente data pela Administração Municipal, no sentido de corrigir a situação, e mesmo assim os problemas e as dificuldades persistiram, exaurindo toda a capacidade operativa e financeira do Município.

Os danos causados pelos incêndios florestais afetaram cerca de 10.000 (dez mil) munícipes, tendo ainda obrigado o município a contrair despesas não previstas em seu orçamento, causando prejuízos econômicos estimados em cerca de R$ 23.167.700,00 (vinte e três milhões, cento e sessenta e sete mil e setecentos reais);

Situações de anormalidade nas diversas áreas do município continuam a exigir do Poder Público a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade, sob pena de causar ainda maiores prejuízos à população, problema este que ainda não há previsão de chuva para os próximos dias.

Está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O Município vem tomando medidas emergenciais para combater e mitigar as consequências dos incêndios causados até agora.