Quinta, 12 Setembro 2019 10:01

Eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares de Chapada dos Guimarães – MT

A votação para a escolha dos conselheiros tutelares que atuarão entre 2020 e 2024 será no dia 6 de outubro de 2019, no horário compreendido entre 8 (oito) horas e 17 (dezessete) horas. Poderão votar os cidadãos em pleno gozo de seus direitos políticos e com domicílio eleitoral no município de Chapada dos Guimarães. No dia da votação, é preciso levar o Título de Eleitor e documento de identidade original com foto ou e- título.

Cada cidadão poderá votar em um candidato nos seguintes locais de votação:

1. Escola Estadual Ana Tereza Albernaz – poderão votar todos os bairros vizinhos e entorno com a seção unificada regional;

2. Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira – poderão votar todos os bairros vizinhos e  entorno sendo a seção unificada regional,

3. Escola Municipal Jacondino Bezerra e na comunidade João Carro – poderão votar todos que moram nas comunidades rurais vizinhas e entornos, nesta seção unificada regional da zona rural.

O Conselho Tutelar é um órgão público autônomo e de consistência permanente, que está presente nos municípios brasileiros para servir como ferramenta principal para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. A principal atribuição do Conselho Tutelar é atender crianças e adolescentes que tenham seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ameaçados por ação de outras pessoas ou por omissão da sociedade e do Estado os conselheiros começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta.

Nesse sentido, O CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chapada dos Guimarães, defende um processo unificado para escolha dos membros do Conselho Tutelar  de forma  transparente, com todas as etapas amplamente divulgadas e com a participação de toda  sociedade nas eleições e trabalhando para defender os direitos das crianças e adolescentes.

- Nosso desejo é que a eleição seja democrática, com ampla participação da sociedade. Para que isso aconteça, temos como desafio sensibilizar a população para conhecer o papel do Conselho Tutelar, escolher o candidato que melhor represente e votar na próxima eleição – explica a presidente do CMDCA- Raquel Barroso – Diretora do CMEI.